segunda-feira, 28 de julho de 2008

Atelier "A Voz da Personagem"

A Voz da Personagem - A Oficina
A oficina ou atelier, será um espaço em que jovens autores, ou pessoas interessadas em trabalhar com os processos e metodologias da escrita teatral, irão subordinar-se a uma experiência muito concreta de exploração e reflexão sobre a personagem enquanto elemento fundamental da construção de um texto dramático.

Iremos trabalhar sobre a natureza múltipla da personagem teatral, utilizando propostas que também são credoras dos métodos de criação de um papel, ou da personagem, que já fazem parte da teoria teatral contemporânea. Teremos como fonte de inspiração experiências tão diversas como o trabalho de Stanislavski no teatro, por exemplo, ou de Sanchis Sinisterra, na escrita dramática, ou até os jogos infantis do faz-de-conta.

Procuraremos, assim, trabalhar sobre a personagem teatral que vive tensionada pelas suas várias dimensões, quer enquanto projecção de uma determinada figuração humana (com uma estória, um lugar de onde veio, onde vive, uma filiação, um carácter, uma singularidade expressiva), quer enquanto parte integrante de um determinado sistema narrativo (o modo como participa num tempo, num espaço e num determinado enredo ficcional), quer ainda enquanto projecção da idiossincrasia do autor e, finalmente, enquanto projecção de uma determinada existência figurativa na linguagem.

O Orientador

Joaquim Paulo Nogueira, nasceu em Lisboa, em 21 de Maio de 1962.
Dos seus textos não representados, os que considera mais significativos são: "É para os Putos que não Querem Comer a Sopa", "Evaporação dos Pássaros", "O Naufrágio do Galeão" e "O Farol".


Com Domingos Galamba e João Paulo Baltazar, escreveu "Abril Futebol Clube" estreada em Abril de 2000, no Teatro Bar do Teatro da Trindade, e com Carlos Fragateiro fez "Mas Afinal Quem é Frank?", adaptação de textos de vários autores estreada em Maio de 1995, pela Efémero-Companhia de Teatro de Aveiro.

A partir de 1996, orientou algumas Oficinas de Escrita integradas em trabalhos multidisciplinares (com Luís Mourão, Fernando Mora Ramos, Carlos Alberto Augusto, Tiago Torres da Silva e Rogério de Carvalho). Do trabalho realizado com Rogério de Carvalho, resultou "A Fronteira" (colagem de textos elaborados pelos actores e por alguns dramaturgos lusófonos), espectáculo este apresentado no âmbito do 1º Estágio Internacional de Actores Lusófonos (1998).

Fez trabalho de jornalismo e divulgação teatral, tendo entrevistado, entre outros, Jacques Lecoq, Jean Pierre Ryngaert, Giséle Barret, João Brites e José Caldas. Tem comunicações e artigos publicados em Espanha e na Bélgica. Fez parte da direcção da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, tendo organizado, de 2003 a 2005, a presença portuguesa no Salão do Livro de Teatro de Madrid, uma iniciativa da Associação de Autores de Teatro de Espanha.

Saiba mas no blog da oficina "A Voz da Personagem"

Faça sua Inscrição aqui

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial